|

iPhone 5 poderá ter tela de 4 polegadas e novo conector

O iPhone 5 tem boas chances de entrar para a história como o produto que mais rumores gerou antes do lançamento. Agora, o site iLounge diz ter obtido novos detalhes sobre o smartphone que a Apple deve anunciar até outubro. Segundo o site, o novo modelo terá tela de 4 polegadas e será mais fino que o iPhone atual. Também vai trazer um novo conector, que pode torná-lo incompatível com os acessórios criados para os modelos anteriores.
Segundo o iLounge, o iPhone vai crescer dos atuais 115 para 125 milímetros de altura. Já a espessura vai diminuir de 9,3 para 7,4 milímetros. Até aí, não há nada de estranho. Os principais concorrentes do iPhone, como o recém-anunciado Galaxy S III, da Samsung, já têm tela maior e são mais finos do que o smartphone da maçã. Faria sentido a Apple aumentar um pouco a tela do iPhone.
Com a altura maior, a bateria poderia ser mais fina e, ainda assim, conservar o mesmo volume. Logo, é perfeitamente possível afinar um pouco o smartphone. Mas o iLounge diz que a largura do iPhone deve permanecer a mesma, uma afirmação questionável. Nesse caso, a Apple mudaria a proporção entre os lados da tela, que se tornaria mais alongada.
Mas é pouco provável que isso seja verdade, já que uma mudança na relação de aspecto traria incompatibilidade com os aplicativos atuais. Eles poderiam ser exibidos com faixas pretas acima e abaixo, como acontece com um programa de TV em formato 4:3 quando é visto num televisor de tela larga.
 
Novo conector

O iLounge também reforça um antigo rumor de que a Apple se prepara para mudar o conector de dados do iPhone. A mudança seria, depois, estendida ao iPad e ao iPod touch. O novo modelo, diz o site, é menor, com menos pinos. A vantagem, óbvia, é que o conector ocuparia menos espaço no aparelho. A desvantagem é que o iPhone 5 pode não se encaixar em docks, cabos e carregadores feitos para os modelos anteriores. Ou pode exigir um adaptador para isso.
O iLounge diz que o iPhone terá uma plaquinha de metal no lugar do vidro traseiro. É algo que também já vem sendo dito há bastante tempo. Especula-se que a Apple poderá usar a liga metálica conhecida como LiquidMetal, hoje empregada apenas na chavinha usada para remover o cartão SIM do iPhone.
O site afirma que o vidro frontal deverá ser do tipo Gorilla Glass 2. Isso é, quase com certeza, verdade. Essa versão aperfeiçoada do vidro de alta resistência fabricado pela Corning já é empregada no Galaxy S III. E a Apple não vai querer ficar atrás da Samsung nesse item.
 
Novo iPod touch

Por fim, completando a safra de rumores, há a informação de que a Apple deve apresentar, também, um novo iPod touch neste ano. Como o iPhone 5, ele deve trazer tela maior e o novo conector de dados. A geração atual do iPod touch foi apresentada em setembro de 2010. Certamente está na hora de renovar esse player de mídia.
A linha iPod vem perdendo importância para a Apple e é provável que ela deixe de produzir alguns modelos, como o iPod classic, que não é atualizado desde 2007. Mas a empresa deve continuar oferecendo pelo menos dois modelos, que seriam versões melhoradas do iPod touch e do iPod nano.

Por Exame