|

Luiz Estevão é acusado de usar time de futebol para lavar dinheiro

O ex-senador Luiz Estevão foi denunciado pelo Ministério Público Federal acusado de usar o Brasiliense Futebol Clube para lavagem de dinheiro.
De acordo com a Procuradoria, os crimes aconteceram de 2001 a 2005. O clube, fundado pelo ex-senador, foi usado por ele para ocultar bens e movimentações financeiras, segundo os procuradores.
Os procuradores afirmam que o Brasiliense seria um "clube de fachada". Jogadores também disseram ao Ministério Público que o time pertencia e era gerenciado pelo ex-senador.
"A conta bancária do Brasiliense, que era administrado pelo denunciado, serviu para movimentar recursos entre/para as empresas integrantes do Grupo OK, tratando-se de verdadeira 'conta de passagem', técnica usualmente empregada pelos 'lavadores' de dinheiro para dificultar o rastreamento dos recursos e ocultar o verdadeiro destino dos ativos provenientes de atividades criminosas", diz a denúncia.
A denúncia é resultado de inquérito instaurado em 2005, após a Justiça ter decretado a indisponibilidade dos bens de Estevão e de empresas ligadas ao Grupo OK, que pertence a ele.
A Procuradoria afirma que a investigação começou pelo fato de Estevão continuar a investir dinheiro no Brasiliense, mesmo sem acesso a suas contas bancárias e de sua empresa. Ele comprava passe de jogadores e investia na reforma do estádio.
Segundo a investigação, o dinheiro movimentado pela conta do clube tinha como origem as empresas do Grupo OK.
O caso será julgado pela 10ª Vara Federal do Distrito Federal.

TRT
 
O ex-senador esteve envolvido no escândalo da construção da sede do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo. Ontem, a Advocacia Geral da União informou ter conseguido penhorar R$ 2,7 milhões do Grupo OK.
Luiz Estevão foi cassado do Senado em 2000 por quebra de decoro parlamentar.

OUTRO LADO
 
Luiz Estevão negou as acusações de lavagem de dinheiro. Segundo o ex-senador, o dinheiro movimentado pelo clube era legal.
"Toda a movimentação foi feita dentro da lei, com a receita do time com bilheteria, patrocinadores e verbas de televisão", disse.

Por Folha