|

Pai biológico de Steve Jobs diz que quer conhecer o filho

Apontado como pai biológico de Steve Jobs, criador da Apple, o imigrante sírio Abdulfattah John Jandali, de 80 anos, disse em entrevista ao jornal americano New York Post que sonha em conhecer o filho. O executivo, vice-presidente da rede de cassinos Reno, sediada no estado de Nevada, nos Estados Unidos, afirma ainda que espera que esse encontro aconteça antes que seja tarde demais.
Jobs foi entregue para a adoção logo após seu nascimento, em 1955, porque a família de sua mãe biológica, Joanne Simpson, não teria aceito sua relação com o imigrante. "Eu estava muito apaixonado por Joanne, mas infelizmente seu pai, um tirano, não permitiu a nossa união", disse Jandali. "Ela disse que queria entregar o bebê para adoção e foi embora para São Francisco para não envergonhar a família."
Jandali afrma que descobriu que era pai de Jobs há poucos anos, mas nunca ligou para o filho. "Meu orgulho sírio não quer de forma alguma que ele pense que estou atrás de sua fortuna", revelou. "Pode soar estranho, mas não estou preparado. Ele terá de fazer isso", completou.
Acerca da frágil saúde de Jobs, que luta contra um câncer de pâncreas desde 2003, Jandali é realista: "Agora, vivo na esperança de que ele entre em contato comigo antes que seja tarde demais. Mesmo que seja só para um café, apenas uma única vez, esse encontro me faria um homem feliz."
O imigrante garante que superou a culpa de viver longe de seu filho, mas confessa que fica triste ao lembrar que não fez parte de sua jornada. Jandali ressalta, no entanto, que respeita muito os pais adotivos de Jobs: "Eu realmente não me considero pai do Steve e não pretendo ocupar o lugar do senhor e da senhora Jobs. Eu só gostaria de conhecer este homem incrível, que de uma forma bem pequena ajudei a criar.”

Família - Antes mesmo de Steve Jobs renunciar ao cargo de presidente da Apple, no último dia 24, Jandali tentou contato com Lisa Brennan-Jobs, a filha mais velha do executivo, através do Facebook. Em uma mensagem publicada no dia 30 de julho, ele se apresenta como pai biológico de Jobs e diz que se sente honrado em ser avô biológico de Lisa. No texto, Jandali afirma que tem acompanhado o trabalho de Lisa como jornalista e elogia a qualidade e o estilo de seus artigos. Contido, finaliza seu post: "Só queria lhe enviar uma nota de cumprimentos e os melhores votos para seu contínuo sucesso."

Por Veja