|

'Sem freio', Timão passa sufoco, mas vence o Bahia e assume a liderança

ricardinho-willim-ae470Quem vai parar o Corinthians no Campeonato Brasileiro? Nesta quarta-feira, o Timão não precisou do mesmo espetáculo demonstrado na goleada sobre o São Paulo para roubar do rival a liderança isolada. Com uma atuação eficiente, o Alvinegro segurou o embalado Bahia, venceu por 1 a 0, em Pituaçu, e chegou ao primeiro lugar. O capitão Chicão, cobrando pênalti sofrido por Liedson no primeiro tempo, fez o gol que manteve os paulistas invictos e freou a reação do Tricolor baiano. O destaque foi o goleiro Julio Cesar, que fez grandes defesas e impediu o empate no segundo tempo.
Com cinco vitórias em seis partidas, o Corinthians confirma a grande fase ao se transformar em líder. Chegou aos 16 pontos e superou em um o São Paulo, derrotado em casa pelo Botafogo. O Timão tem ainda uma partida a realizar, pela quinta rodada, contra o Santos, marcada para 10 de agosto, na Vila Belmiro. Na próxima quarta-feira, dia 6 de julho, recebe o Vasco, às 21h50m, no Pacaembu.
Já o Bahia segue em crise diante de sua apaixonada torcida e ainda não sabe o que é vencer em Salvador. Depois de bater Fluminense e Atlético-PR como visitante, o time de René Simões voltou a tropeçar e caiu para a 13ª colocação, com apenas oito pontos. Também no dia 6, encara o Avaí, às 19h30m, na Ressacada, em Florianópolis.

 

Bahia aperta, mas Chicão marca

 

Depois de duas preciosas vitórias fora de Salvador, não poderia haver noite melhor para o Bahia vencer pela primeira vez em casa no Brasileirão. A chuva deu uma trégua para a torcida comparecer em grande número ao estádio de Pituaçu. Ricardinho, aquele mesmo campeão mundial pelo Timão, parecia movido por um desejo de vingança após ter deixado o antigo clube pela porta dos fundos. Por dez minutos, organizou o jogo como nos velhos tempos e abriu espaços. Faltou pontaria a Júnior, em um perigoso chute à esquerda, e sorte a Jancarlos, em cruzamento que quase encobriu Julio Cesar.
O fôlego de Ricardinho para ligar o meio de campo ao ataque acabou rapidamente. Logo o Corinthians abandonou a cautela para voltar a exercer a mesma marcação sob pressão que enlouqueceu o rival São Paulo. Edenílson fez bem a função de Paulinho, suspenso, arrancando pelo lado direito. O Timão cresceu quando passou a trocar passes rápidos, como exigia Tite. Em um vacilo da zaga, Liedson escapou por trás e foi derrubado pelo goleiro Marcelo Lomba na área. O capitão Chicão, aos 13 minutos, bateu o pênalti e fez 1 a 0.
A pressão baiana esperada pelos alvinegros não aconteceu. Sem força na criação pelo meio, o Bahia arriscou principalmente nos avanços do veloz lateral-esquerdo Ávine. O Corinthians se retraiu para preparar o bote fatal nas saídas rápidas pelos lados e evitou o sufoco. Júnior ainda teve duas boas chances em cruzamentos para a área, mas fracassou. O garoto Gabriel, livre, cabeceou nas mãos de Julio Cesar, na melhor oportunidade de igualar o placar antes do fim do primeiro tempo.

 

Julio Cesar salva o Timão em Pituaçu

 

O intervalo parece ter feito mal ao Bahia, que voltou para o segundo tempo cometendo muitos erros nos passes. Melhor para o calmo Corinthians impor seu ritmo e controlar o jogo. A vantagem poderia ter sido ampliada, não fosse ótima defesa de Marcelo Lomba no ângulo, em chute de Liedson. O time da casa só respondia nos cruzamentos altos para Júnior, agora barrado por Julio Cesar, em belo salto no canto esquerdo.
Com a forte marcação do Corinthians, René Simões tentou abrir a defesa adversária com a entrada do atacante Maranhão no lugar do lateral Ávine. Deu certo, mas a noite não parecia ser dos homens de frente do Bahia. Do outro lado, Julio Cesar fez sua parte, mostrando que a falha na final do Paulistão, contra o Santos, ficou no passado. Marcone cobrou falta violenta da intermediária para o goleiro se esticar no ângulo esquerdo.
A cada bom lance, o camisa 1 corintiano colocava um tijolo a mais na muralha que construía diante das traves. Marcos, aos 29, acertou o pé em cobrança de falta com estilo, mas lá estava Julio Cesar novamente para espalmar pela linha de fundo. Marcone voltou a tentar. Também esbarrou no goleiro. 
Com o Timão tendo dificuldades para sair do sufoco, Tite promoveu a estreia do meia Alex no lugar de Danilo e colocou o atacante Emerson na vaga de Willian. Mas as trocas não surtiram qualquer efeito. O Bahia continuou em cima. Aos 34, Fahel marcou de cabeça após cobrança de falta pela direita, mas estava em impedimento. Empurrado pela torcida, o Bahia arriscou tudo nos últimos minutos, sem sucesso. No fim, restou apenas o consolo dos aplausos da torcida pelo empenho dos jogadores.

 

Por GloboEsporte.com