|

Traficantes atacam militares no Complexo do Alemão

A chegada dos militares do Exército ao Morro do Alemão aumentou a tensão na favela. Desde as 15h, os criminosos fazem disparos em direção às ruas que dão acesso ao complexo de favelas. Os disparos deixaram a Estrada do Itararé e a rua Paranhos vazias, ocupadas apenas pelos paraquedistas, policiais federais e militares. O revide ainda é apenas uma resposta, sem o avanço característico das incursões policiais, como se viu na Vila Cruzeiro na quinta-feira. Um paraquedista foi ferido por um disparo.
A polícia, que usou na quinta-feira o elemento surpresa, recorre agora à estratégia de ‘cozinhar’ os criminosos em sua própria apreensão. “O tempo é favorável a nós, desfavorável a eles”, resume o releções públicas da PM, coronel Lima Castro. Segundo o oficial, a dificuldade de obter alimentos, munição e até água, para os que tenham optado por esconderijo em áreas de mata, eleva o desespero dos bandidos.
“Sob o efeito de drogas, eles podem resistir um bom tempo”, alerta Lima Castro, que acredita na permanência de alguns bandidos na Vila Cruzeiro. “Os que não foram fichados pela polícia tentam ficar, para passar informações para o resto do bando”, explica.
A troca de tiros da tarde atrapalhou o serviço de contrução de barricadas, que chegou a ser iniciado por funcionários da prefeitura. O secretário de Conservação do município, Luis Roberto Osório, percorreu o entorno do Alemão em um veículo blindado – Caveirão – para avaliar a situação. No momento em que as equipes foram até o ponto onde deveriam ser instaladas 25 barricadas, foram atacadas com tiros de fuzil e tiveram de interromper o trabalho.
“Cheguei a pensar que um homem na encosta estava com uma vassoura”, contou um funcionário, depois que soube que ficou sob a mira de um fuzil.
Nesta sexta-feira, policiais da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (DRAE) prenderam um traficante do Morro da Mangueira, que estava escondido no Complexo do Alemão. Anderson Roberto da Silva Oliveira, conhecido como Dande, já foi preso por tráfico de drogas e tinha um mandado de prisão por roubo.
Às 18h10, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou um boletim com quatro feridos – sendo um paraquedista do Exército e um PM – e dois mortos. A idosa Maria Luisa de Moraes, 61 anos, chegou ao Hospital Getúlio Vargas às 17h20, com um tiro de bala perdida no abdômen, e foi direto para o centro cirúrgico; Leonardo Rodrigues da Silva, 36, chegou com um corte na mão direita, passou por sutura e foi liberado; Thiago Ferreira da Silva, 24, baleado na região torácica, chegou morto; Um homem de cerca de 25 anos, atingido no tórax, chegou morto do Morro do Juramento; Rafael Querido, 28, foi atingido de raspão na panturrilha esquerda; e Walbert Rocha da Silva, 19 anos, com um tiro na coxa direita. Desde a quarta-feira, deram entrada na unidade 35 pacientes. Destes, seis morreram, seis permanecem internados e os demais tiveram alta.
Por Veja